Evangelho DominicalVersículos Bíblicos
 
 
 
 
 

283. A beleza das cores

Ler do Início
08.04.2024 | 2 minutos de leitura
Yuri Lamounier Mombrini Lira
Crônicas
283. A beleza das cores
“Não vos preocupeis com o que havereis de vestir...” 
(Mt 6,25)

Pois esta vida não está sopa
E eu pergunto: com que roupa?
Com que roupa eu vou?”
(Noel Rosa)

"Que cor de roupa vou usar na noite da virada do ano?", certamente essa pergunta já se passou na cabeça de muitos de nós. Há quem diga que é bobagem pensar nisso, outros pensam nisso por pura superstição e há também os que fazem piada sobre essa dúvida. Nessa semana, vi nas redes sociais muitas discussões e piadas a respeito disso e comecei a pensar no significado das cores em nossa vida. Será que as cores dizem alguma coisa ou não dizem nada mesmo? 
O ser humano é um ser simbólico. Nós temos essa característica de colocar um sentido em tudo e, por isso, as cores possuem uma simbologia especial para nós e, através delas, podemos expressar de modo externo os nossos sentimentos mais íntimos. 
Por exemplo, até certo tempo atrás, era costume vestir-se de preto para indicar que se estava de luto. Na liturgia da Igreja Católica, a simbologia das cores está presente de modo muito singular na liturgia; mudam-se as cores de acordo com a experiência do mistério celebrado: branco, verde, roxo e vermelho. 
Quem trabalha com publicidade, arquitetura ou moda sabe que as cores influenciam e muito... Podem chamar atenção, ajudar ou até prejudicar na comunicação da mensagem.
Voltando à preocupação com a cor da roupa de réveillon, o problema é quando pensamos nisso apenas como uma superstição e acreditamos que o fato de usar determinada cor vai fazer com que se tenha muita sorte, prosperidade ou dinheiro no ano vindouro. Nada de mágico vai acontecer mesmo. Mas, por outro lado, pensar na cor de roupa da noite da virada é bom sim, pois pode indicar o desejo de cultivar um sentimento no ano que se inicia: paz, esperança, alegria, amor...
Aliás, dizem que a vida tem a cor que a gente pinta. Então, aproveito para desejar que o ano novo seja uma aquarela! 
Que tenhamos inspiração para fazer com que a nossa vida e a vida dos que convivem conosco seja mais colorida. E que, nos dias cinzentos, não nos desanimemos de acreditar que o sol há de brilhar novamente! A renovação acontece é de dentro para fora. Nosso coração, nossa interioridade, precisa ser transformado. Como diz Drummond: "Aí, entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número, e outra vontade de acreditar que daqui para diante vai ser diferente".
Independentemente da cor a ser usada na noite de 31 de dezembro, seria bom não esquecer que o importante é acreditar que tudo será diferente, que o melhor está por vir, mas que tudo depende de cada um de nós, do modo como vamos encarar a vida, suas oportunidades e seus desafios.