Versículos BíblicosEvangelho Dominical
 
 
 
 
 

5. Melhorando as condições de vida

Ler do Início
27.05.2014 | 2 minutos de leitura
Fique Firme
Casos da vida
5. Melhorando as condições de vida

"Nosso bairro vivia abandonado. Era quase uma favela. Ninguém olhava por nós" ­– diz orgulhoso seu João – "mas agora a coisa mudou".


O bairro de seu João é a Vila Nova, um loteamento que a Prefeitura abriu na periferia da cidade. Mas só abriu o loteamento, vendeu os terrenos e mais nada. O povo foi, construiu seus barracões e começou a viver ali em péssimas condições.


As ruas estavam esburacadas. Não havia luz. Não havia água. Não havia esgoto. As senhoras buscavam água, de lata na cabeça, numa mina distante. À noite, o lugar ficava perigoso. Não havendo luz, muita gente se aproveitava para aprontar confusão. Havia rou­bos e assaltos. As crianças adoeciam por causa da sujeira do lugar e, ainda por cima, um empresário conhecido na cidade vinha com um caminhão de lixo e jogava descaradamente na entrada da Vila. Os ratos foram se ajuntando. E o mau cheiro era insuportável. Mas a comunidade estava dividida. O povo ficava reclamando, mas ninguém tomava providências.


Certo dia, um dos moradores reuniu o povo para rezar e meditar a Palavra de Deus. No começo, só um grupinho participou. Mas a Palavra foi unindo o grupo e outros foram chegando. Foram surgindo lideranças, uns iam animando os outros. Iluminado pela Palavra, o povo come­çou a perceber seus problemas. E resolveu se organizar para buscar soluções. Então, come­çou a mudança. Seu João liderava o grupo e todos punham a mão na massa.


Foram ao prefeito e pediram providências. Foram à câmara dos vereadores e pediram mais atenção com o bairro, cobrando seus direitos. Denunciaram o empresário e o impedi­ram de jogar lixo no bairro. E fizeram toda uma mobilização até que suas vozes fossem ouvidas. E partiram todos juntos para melhorar as condições da Vila Nova.


Fez um ano que o grupo começou sua luta. As ruas do bairro já estão calçadas. Todos têm água dentro de casa. O lixo desapareceu e com ele os ratos e o mau cheiro. Hoje vão inaugurar a iluminação. E o próximo passo será melhorar algumas casas que estão sem condições.


Seu João continua firme coordenando o grupo. E diz estar satisfeito em meditar a Palavra de Deus. “É essa reunião que dá força e motiva a gente a se organizar”.







Caso anterior:   4. Aprendiz de Solidariedade

Próximo caso:   6. Menino doente

 

PUBLICIDADE
  •  
  •  
  •  
  •