Evangelho DominicalVersículos Bíblicos
 
 
 
 
 

18. Falar ao coração

Ler do Início
26.06.2015 | 3 minutos de leitura
Fique Firme
Reflita
18. Falar ao coração

A tarefa mais urgente da catequese hoje é promover o encontro com Jesus Cristo, favorecer ocasião para que o catequizando faça sua experiência cristã de Deus. Ora, tal experiência não acontece desde fora, mas desde dentro: lá no íntimo do coração onde Deus habita. Nosso Deus é um Deus que fala ao coração; que se manifesta na interioridade, no escondido da consciência. Eis o mistério cristão: um Deus gigante, transcendente, maior que tudo e todos, faz morada em nosso íntimo e se revela no escondimento de nosso interior, e o faz de forma discreta, singela, quase imperceptível.


Esse mistério do Deus revelado não é inacessível aos catequizandos, mas também não é evidente à primeira vista. É preciso ser iniciado no mistério para se deixar penetrar por ele. O mistério não se conhece pela capacidade da razão ou por esforço, por méritos morais ou aprofundamentos doutrinários. A pessoa é iniciada no mistério, mergulhada nele. Ele se revela à medida que é acolhido e que a pessoa se deixa contagiar, se deixa ser seduzida por ele. Na humilde atitude de acolhida, o mistério é vivido. Quem o acolhe se envereda por caminhos desconhecidos, cujos significados ganham sentido ao longo do trajeto. O mistério transcende o indivíduo; ele escapa à razão e só se deixa conhecer na interioridade de cada um. Certamente, ele fala mais ao coração que à razão, pois é o próprio Deus que se dá a conhecer como puro amor em seu filho Jesus Cristo; e essa realidade ultrapassa qualquer explicação que a razão poderia ensaiar, tendo sentido somente para o coração que se inclina diante dele. É preciso ser iniciado no mistério para acolhê-lo.


Quando falamos em iniciação, pensamos em mergulho num banho de significações que a pessoa não pode inventar nem descobrir por si mesma. Quando experimenta esse mergulho no mistério, o iniciado decide se quer esse estilo de vida para si ou não. Ele experimenta a fé, saboreia a presença de Deus na qual a comunidade vive mergulhada, nutre-se do alimento da Palavra que é o pão cotidiano da comunidade crente. As explicações, as formulações necessárias que tentam dar as razões da fé, não ficam esquecidas, mas o mergulho no mistério as precede. Os preceitos, os contratos, as obrigações não foram eliminados, mas tornam-se consequência do estilo de vida abraçado.


Nesse processo, percebe-se que é mais importante sentir e experimentar que conhecer e refletir. Não que o conhecimento ou a reflexão não sejam necessários, mas ganha valor incomensurável a conhecida expressão de Santo Agostinho que, ao fazer sua experiência de fé, exclamou: “Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova! Tarde demais eu te amei! Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava do lado de fora” (Conf. X, 27, 38). É preciso se deixar amar por Deus e também amá-lo. É preciso se deixar conhecer e, em reposta, buscar conhecê-lo. Mas conhece-se a Deus sentindo e experimentando sua presença amorosa e não especulando doutrinas e desvendando dogmas. O encontro com Deus acontece no sacrário da interioridade, por meio da acolhida da presença de Deus que se oferece a nós como dom e não por meio de elaborações esclarecidas acerca da fé, apesar de essas serem também necessárias.


Sobre esse encontro com Deus que se dá na interioridade, falaremos mais nos próximos artigos.







Reflita anterior:   17. O encontro com Deus

Próximo reflita:   19. Desafio da interioridade