Escândalo de arrepiar
Ler do Início
28.05.2026 | 3 minutos de leitura
Curiosidades

A bíblia está cheia de textos intrigantes, sejam as regras cultuais e alimentares ou os relatos de violência extrema. Mas um dos relatos mais escandalosos do Antigo Testamento talvez seja Gn 19,30-38, o caso das filhas de Ló, que resolvem embebedar o pai e ter relações com ele. O objetivo, diz o texto, é ficarem grávidas pois estavam ficando solteironas e sem descendência, coisa abominável naquele tempo. E Ló será a vítima da armação. Logo Ló, coitado, o único justo de Sodoma, sobrinho de Abraão e muito considerado pelo patriarca da fé.
Primeiro, para entender o texto, é preciso saber que uma mulher que não gerava filhos não tinha futuro promissor. A mulher estava sempre sob a custódia de um homem: seu pai, seu irmão ou seu marido. As filhas de Ló estão vendo o pai envelhecer; ele não lhes arranjou marido. Elas temem o futuro, pois não terão herança, não terão pensão, não terão nada... nem irmão para cuidar delas, o que já seria coisa muito desagradável viver na dependência de irmãos. Resta fazer qualquer trama para garantir posteridade, pois os filhos serão sua garantia: eles cuidarão delas conforme ordena a lei divina de honrar pai e mãe.
Dito isso, outro passo importante é preciso começar o texto pelo fim. Os versículos 36 a 38 mostram as filhas de Ló concebendo e dando à luz não apenas dois filhos, mas dois povos: Moab e Amon. Trata-se claramente de um relato etiológico, ou seja, um relato com finalidade de explicar um costume, uma lei, a origem de um povo ou uma intriga antiga. É o caso de Gn 32,22-32 em que, por meio da ferida na perna de Jacó em luta com o anjo, se explica o motivo pelo qual o povo israelita não comia o tendão do nervo da coxa dos animais (Gn 32,33). E são muitas as etiologias da bíblia.
No caso de Gn 19, o relato quer explicar a origem de dois povos inimigos de Israel. A pergunta é: “Se todos vêm de Deus, por que alguns são nossos inimigos?”. A resposta é simples: “Uns são povos impuros, vieram do incesto de pai e filhas, como é o caso de Moab e Amon”. Ora, sendo inimigos de Israel, como esse mesmo povo poderia dar aos vizinhos adversários uma origem digna? É preciso afirmar sua “impureza originária” para justificar a constante animosidade entre eles.
Assim, com perícia e sagacidade, o autor sagrado cria uma trama genial. Elabora uma história e coloca a origem de Moab e Amon no incesto, algo que praticamente todas as culturas sempre condenaram. Se essa gente vem do incesto, logo fica justificada a violência contra eles.
Não é preciso nem dizer que não se trata de um relato factual, mas de um recurso literário, uma etiologia, para explicar ao mesmo tempo a origem desses povos e a intriga antiga entre eles e os israelitas.
-
Resistência esperançosa28.08.2026 | 1 minutos de leitura
-
Não te mantenhas junto ao insolente, para que não se ponha a armar laços à tua palavra (Eclo 8,14).25.08.2026 | 1 minutos de leitura
-
Dias melhores virão24.08.2026 | 5 minutos de leitura
-
Na corda bamba da esperança21.08.2026 | 1 minutos de leitura
-
“Não desprezes a fala de velhos sábios e sejam-te familiares os seus provérbios” (Eclo 8,9)18.08.2026 | 1 minutos de leitura
-
Experiência bendita14.08.2026 | 1 minutos de leitura
-
O dom da hospitalidade07.08.2026 | 1 minutos de leitura
-
Não te alegres com a morte do inimigo, lembra-te de que todos morreremos (Eclo 8,8).04.08.2026 | 2 minutos de leitura
-
Não despreze alguém na sua velhice, pois nós também ficaremos velhos (Eclo 8,7).28.07.2026 | 1 minutos de leitura
-
Não tenhas familiaridade com o ignorante, para não seres desprezados pelos magistrados (Eclo 8,5).21.07.2026 | 1 minutos de leitura
Confusões desde as origens14.05.2026 | 3 minutos de leitura
Trabalhadores da última hora18.03.2026 | 3 minutos de leitura
A matança dos inocentes11.03.2026 | 3 minutos de leitura
48. A esperança que não decepciona04.03.2026 | 3 minutos de leitura
47. A sorte está lançada25.02.2026 | 3 minutos de leitura
46. Sobre batalhas espirituais11.02.2026 | 4 minutos de leitura
45. Todo povo é de Deus04.02.2026 | 4 minutos de leitura
44. A responsabilização pessoal28.01.2026 | 3 minutos de leitura
43. O Deus que pune, o Deus que perdoa21.01.2026 | 4 minutos de leitura
42. Na bíblia, qual é o nome de Deus?19.11.2025 | 2 minutos de leitura

