Confusões desde as origens
Ler do Início
14.05.2026 | 3 minutos de leitura
Curiosidades

Para quem é literalista e lê os relatos da bíblia como factuais e não como teológicos, as “saias justas” são muitas. E a confusão já aparece em Gn capítulos 3 e 4. Se Adão era mesmo um homem e Eva, sua mulher, tirada de sua costela, e se deles nasceram Caim e Abel, como a humanidade se reproduziu se não por meio do incesto?
A Escritura mesmo responde: “Caim fugiu e residiu na terra de refúgio, ao oriente do Édem. E Caim conheceu sua mulher, ela concebeu e deu à luz Henoc" (Gn 4, 16-17a). O texto não se digna a dizer de onde apareceu a mulher de Caim. Ela simplesmente estava lá, sem ser descendente de seus sogros, os únicos criados pelas mãos divinas conforme Gn 3, para quem é literalista. E Caim encontrara sua companheira na terra de refúgio, ao oriente do Édem, lugar também não mencionado até o momento, pois tudo se passara até então nesse jardim.
Assim, pelos primeiros relatos, já podemos saber que a bíblia normalmente não lida com eventos acontecidos tais como são relatados, mas com a comunicação de uma mensagem de fé, no caso uma história didática ou sapiencial, com fins de transmitir a fé no Deus único, conforme acreditavam o escritor e sua comunidade.
E a coisa não para por aí. Ainda no capítulo 4, temos a genealogia de Adão. Não querendo contar com Caim, pois este matara seu irmão, o autor escreve a genealogia a partir do outro filho de Adão, chamado Set (Gn 4,25-26), até Noé, simplesmente dizendo que esse também teve um filho de nome Enós, sem a preocupação de mostrar quem fora a mãe do mesmo e de onde ela viera.
Depois disso, no capítulo 5, há uma lista de gerações. Nomes de homens se enfileiram na genealogia de Adão, sem de novo citar as progenitoras. Todos machos, varões; nenhuma fêmea, absolutamente necessária para a reprodução. E todos cheios de idade, com números tão assustadores que somados não cabem na nossa matemática divina. Adão gera com 130 anos, mas vive até oitocentos, gerando filhos e filhas. E chegamos à absurda cifra de Matusalém, com novecentos e sessenta e nove anos... Não há explicação suficiente que possa fazer crer que esses relatos são verdadeiros no sentido factual. Somente um relato ficcional com finalidade teológica poderia ser sustentado sobre essas bases.
Difícil de entender? Não! Também nós relatamos a vida assim com a finalidade de realçar uma mensagem específica. É só ler Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Gabriel Garcia Marquez... Esses não são mentirosos contumazes, são apenas escritores de posse do direito de relatar conforme sua experiência e técnica de escrita. Por mais que possa assustar a alguns é preciso afirmar: a bíblia não é resultado direto da mão de Deus e a inspiração divina da Escritura não é um ditado divino no ouvido do escritor. A bíblia é resultado de anos de vivência elaborada da fé, passando por todos os aspectos culturais e sociais daquele tempo, um relato teológico com verdades de fé apenas.
-
Experiência bendita14.08.2026 | 1 minutos de leitura
-
O dom da hospitalidade07.08.2026 | 1 minutos de leitura
-
Não te alegres com a morte do inimigo, lembra-te de que todos morreremos (Eclo 8,8).04.08.2026 | 2 minutos de leitura
-
Não despreze alguém na sua velhice, pois nós também ficaremos velhos (Eclo 8,7).28.07.2026 | 1 minutos de leitura
-
Não tenhas familiaridade com o ignorante, para não seres desprezados pelos magistrados (Eclo 8,5).21.07.2026 | 1 minutos de leitura
-
O ouro prejudicou a muitos e a prata subverte até o coração dos reis (Eclo 8,3).14.07.2026 | 1 minutos de leitura
-
“Em todas as tuas obras lembra-te do teu fim e jamais perecerás” (Eclo 7,40)07.07.2026 | 1 minutos de leitura
-
Não hesites em visitar os doentes: assim hás de ser confirmado na estima de todos (Eclo 7,39).30.06.2026 | 1 minutos de leitura
-
Um dia depois do outro26.06.2026 | 1 minutos de leitura
-
Quando a mentira veste roupa de verdade25.06.2026 | 7 minutos de leitura
Escândalo de arrepiar28.05.2026 | 3 minutos de leitura
Trabalhadores da última hora18.03.2026 | 3 minutos de leitura
A matança dos inocentes11.03.2026 | 3 minutos de leitura
48. A esperança que não decepciona04.03.2026 | 3 minutos de leitura
47. A sorte está lançada25.02.2026 | 3 minutos de leitura
46. Sobre batalhas espirituais11.02.2026 | 4 minutos de leitura
45. Todo povo é de Deus04.02.2026 | 4 minutos de leitura
44. A responsabilização pessoal28.01.2026 | 3 minutos de leitura
43. O Deus que pune, o Deus que perdoa21.01.2026 | 4 minutos de leitura
42. Na bíblia, qual é o nome de Deus?19.11.2025 | 2 minutos de leitura

