Evangelho DominicalVersículos Bíblicos
 
 
 
 
 

30. Como entender Pr 26,4-5? É para responder ou não ao insensato?

Ler do Início
14.05.2025 | 2 minutos de leitura
Aíla Luzia Pinheiro de Andrade
Curiosidades
30. Como entender Pr 26,4-5? É para responder ou não ao insensato?
Entre os livros sapienciais (de sabedoria), é muito popular o livro dos Provérbios, com autoria atribuída a Salomão, mas que foi redigido por muitas pessoas ao longo dos séculos.
É um livro que contém ditos populares, conselhos de um mestre a seu discípulo, instruções de pais e mães a seus filhos e orientações dos sábios sobre a vida cotidiana, tendo por base a fé de Israel. Esses ensinamentos foram registrados como sabedoria que vem de Deus e ajudam o povo a viver de forma mais humanizada, de acordo com sua aliança com seu Senhor.
Provérbios é um livro muito citado, porque os ditos e as sentenças são independentes entre si, fáceis de guardar, ao gosto do povo. Por isso, Provérbios também traz algumas contradições. Um exemplo é Pr 26,4-5. O v. 4 orienta que não se deve responder ao insensato (pessoa de mente fechada) segundo a insensatez dele, para não se tornar semelhante a ele. Seria uma perda de tempo responder quem não quer mudar de opinião.
Mas, logo em seguida, o v. 5 orienta a responder ao insensato conforme a insensatez dele, para que ele não se considere sábio, ou seja, quando alguém silencia ao escutar uma estupidez, o estúpido se sente a pessoa mais inteligente do mundo.
Isso mostra como o livro dos Provérbios foi redigido por várias mãos no decurso da história e que as duas opiniões foram conservadas. Esta contradição de Pr 26,4-5 é um exemplo da complexidade dos ensinamentos bíblicos, originados em diferentes contextos e situações. Na forma em que o livro de Provérbios se encontra atualmente, cabe ao leitor decidir se vale a pena ou não dar uma resposta ao insensato. Há momentos em que o mais apropriado é silenciar; em outros momentos, é necessário reagir. Deve-se avaliar cuidadosamente quando responder ou não a uma pessoa de mente fechada; é bom pensar bem antes de decidir.

PUBLICIDADE
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •