65. Teologia sem vícios

No fundo, deveríamos compreender todo discurso teológico como uma penúltima palavra a ser pronunciada com relação aos assuntos e situações vividos (Aaron Burden / Unsplash)
O momento em que vivemos carece de discursos
que deem conta da nossa fé e da nossa vida
Não é raro o espanto de muitas pessoas quando se deparam com alguém que tenha estudado a teologia na escola. E esse espanto sempre vem acompanhado de um silêncio e de uma pergunta sobre o objeto que é tomado como estudo por essa ciência.
A resposta, obviamente, desconcerta e parece não esclarecer nada. Porque se trata de investigar Deus, que está, para a fé e nossas compreensões, para além de toda investigação e de reducionismos. Por isso mesmo, a teóloga e o teólogo são vistos como estranhos, por se ocuparem de uma tarefa que, em si mesma, parece, logicamente, impossível.
Nós compreendemos a teologia como um discurso sobre Deus e sobre as coisas a Ele relacionadas. Por isso, elegendo um olhar sapiencial, conforme ensinado pela tradição bíblica, podemos dizer que o ser humano, o mundo, as sociedades, os indivíduos e suas vidas também recebem atenção especial da teologia.
Mas, como discurso sobre Deus, a teologia não deve ser mais que uma resposta ao que Deus falou e continua falando de si mesmo na vida de homens e mulheres, na vida do mundo. Por essa razão, é falsa, e deve ser combatida, a ideia de que a teologia tem a última palavra no colóquio. Nesse sentido, qualquer teologia que tenha a pretensão de encerrar a discussão sobre um assunto deve ser tomada como suspeita.
No fundo, deveríamos compreender todo discurso teológico como uma penúltima palavra a ser pronunciada com relação aos assuntos e situações vividos. Partindo dessa máxima, a teologia gozaria de maior respeito diante de outros saberes. Afinal de contas, ela não pretende fechar, mas abrir as perspectivas de legibilidade da vida, à luz da fé e das elaborações discursivas que desse lugar são possíveis de se fazer.
Nessa esteira, também é importante considerar que a teologia não pretende operar nenhuma transformação em Deus, no mundo, no ser humano, etc.. Por isso, a teóloga ou o teólogo quando escrevem, por exemplo, cumprem apenas a inútil função de fazer o que deve ser feito (Cf. Lc 17,10): ouvir, responder-anunciar. Mas a teologia aí realizada não deve se eximir da desconstrução de outras linguagens e discursos que pretendem silenciar Deus e nos impedir de tomar a sério os acontecimentos que experienciamos em nossas vidas.
O momento em que vivemos carece de discursos que deem conta da nossa fé e da nossa vida. Carece também de teologia. Porque nossas palavras estão viciadas. Nossos discursos estão viciados, justamente porque pretendem colocar um ponto final sobre nossos problemas e as situações que vivemos, porque pretendem explicar Deus, sem ouvir o que Deus fala de si no imediato da vida de cada indivíduo e grupo que, nesse momento, são confrontados em diferentes dimensões do vivido.
Por essa razão, uma teologia sem vícios é uma palavra possível para esse momento. Trata-se de uma palavra que não irá dizer nada de maneira absoluta, totalizadora, porque sabe que ela mesma não dá conta de narrar sozinha o drama da existência, quando essa está amplamente confrontada com a brutalidade e a violência do nada, da morte, com o qual nos acostumamos, por medo ou covardia de mergulhar a fundo na busca de um sentido para os nossos dias tristes.
-
111. Teologia: Quem precisa de Teolgia?30.11.2023 | 1 minutos de leitura
-
118. Dias melhores virão18.04.2022 | 2 minutos de leitura
-
112. Debaixo da mesa, na lata de lixoÉ urgente a solidariedade para combater a fome no país20.12.2021 | 2 minutos de leitura
-
110. Deus?02.11.2021 | 2 minutos de leitura
-
108. Aonde iremos nós?22.09.2021 | 1 minutos de leitura
-
107. Negar a morte é negar a vida15.09.2021 | 1 minutos de leitura
-
106. Feijão ou fuzil?10.09.2021 | 1 minutos de leitura
-
105. A fé faz fraternidadeÉ imprescindível o cultivo da ética do deserto (Unsplash/Ignacio Ceballos)01.09.2021 | 1 minutos de leitura
-
104. A proteção de crianças e adolescentes é a acolhida do Reino25.08.2021 | 4 minutos de leitura
-
103. Tropeçou no Evangelho!18.08.2021 | 1 minutos de leitura
214. Em memória dos que amamos03.11.2025 | 3 minutos de leitura
213. Bem-aventurados01.11.2025 | 7 minutos de leitura
212. Exigências do seguimento30.10.2025 | 11 minutos de leitura
211. Voltou para casa justificado27.10.2025 | 4 minutos de leitura
210. Não é apenas “beneficência”, mas “revelação”27.10.2025 | 5 minutos de leitura
209. Uma oração capaz de mudar-nos20.10.2025 | 5 minutos de leitura
208. Amor nupcial13.10.2025 | 4 minutos de leitura
207. Uma fé transformadora06.10.2025 | 6 minutos de leitura
205. Silêncio de uma presença02.10.2025 | 5 minutos de leitura
206. Pobre, o amado de Deus29.09.2025 | 4 minutos de leitura

