Evangelho DominicalVersículos Bíblicos
 
 
 
 
 

3. Verdadeiros amigos

Ler do Início
27.03.2014 | 3 minutos de leitura
Frei Antônio Fabiano
Crônicas
3. Verdadeiros amigos

Uma das coisas mais sublimes desta vida é a amizade. Por isso mesmo, é algo tão difícil de definir. Muita coisa foi escrita sobre a amizade e sobre os verdadeiros amigos. Mas estes são raros, tão raros como as pedras mais preciosas! Você acha que tem muitos amigos? O que significa amizade para você?


São tantas as definições possíveis! Certamente cada pessoa se expressará de um jeito. Mas é vivendo e provando que conhecemos o verdadeiro amigo. Ele se revela, sobretudo, com o passar do tempo e nas horas mais difíceis. Não tenha dúvida: aconteça o que acontecer, se você tem um amigo de verdade, poderá contar com ele!


Uma das definições mais bonitas de amizade é a que aparece na Bíblia:"Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel; o ouro e a prata não merecem ser postos em comparação com a sinceridade da sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor achará esse amigo. Quem teme o Senhor terá também uma excelente amizade, pois o seu amigo lhe será semelhante" (Eclo 6,14ss).


A amizade verdadeira já é, por si só, uma bênção de Deus, um presente do céu. Por isso a Bíblia diz que quem o encontrou descobriu um tesouro. Mas é à luz de Cristo que podemos falar de uma amizade plena. Os amigos encontram-se nele e veem nele o amigo por excelência.


Se quisermos aprender a ser bons amigos, devemos pôr os nossos olhos em Jesus. Encontraremos nele um modelo perfeito de amizade e, com a nossa cabeça reclinada sobre o seu peito, provaremos a segurança da “poderosa proteção” de quem sabemos que nos ama. Nesse amigo acharemos também o “remédio de vida e imortalidade” de que nos falou o Eclesiástico. E aos poucos vamos descobrindo que ele quis ser nosso amigo para que nos tornássemos semelhantes a ele, assim como ele se fez um de nós, por amor e amizade sincera.


É ao amigo Jesus que devemos levar todos os nossos amigos, bem como apresentá-lo àqueles que queremos bem. Uma amizade que vem de Deus já nasce com o desejo de ser partilhada com todos. É tesouro que se multiplica! Assim como o amor que, quanto mais damos, mais temos!


Hoje convido você a pensar nos seus amigos e, mais que isso, a apresentá-los a Jesus, o Amigo. Rezar pelos amigos é uma prova suprema de amizade, é uma prova de amor.


Que o amigo Jesus multiplique o tesouro do seu coração! Que você encontre muitos amigos e seja feliz!