Evangelho DominicalVersículos Bíblicos
 
 
 
 
 

289. O girassol e o gira-Jesus

Ler do Início
03.06.2024 | 2 minutos de leitura
Yuri Lamounier Mombrini Lira
Crônicas
289. O girassol e o gira-Jesus
“Graças à misericordiosa compaixão de nosso Deus, 
o sol que nasce do alto nos visitará” 
(Lc 1,78)

Esperança é como o girassol, 
que à toa se vira em direção ao sol.
Mas não é à toa.
Virar-se para o sol é um ato de realização e fé
(Clarice Lispector)

Aprecio muito o girassol. Para mim, essa flor é simples mas cheia de beleza. Talvez, para muitos, o girassol não tenha a nobreza da rosa, nem todo o esplendor da orquídea. No entanto, o girassol carrega uma característica peculiar: precisa estar sempre voltado para o sol. É uma flor do sol. 
Outro dia, resolvi fazer uma pesquisa sobre os girassóis e, por incrível que pareça, identifiquei uma nova espécie, ainda não catalogada pelos botânicos. Num ímpeto de atrevimento, resolvi, eu mesmo, catalogar essa nova espécie. Na verdade, essa nova cepa de girassol, não pertence ao reino das plantas, mas sim, ao reino dos humanos e só conseguiremos identificá-la através dos olhos do coração. 
Descobri que há muito tempo um certo Semeador passou pela Terra, espalhando sementes por todos lugares... Parece-me que ele tinha o dom de fazer grandes transformações e, por isso, essa espécie de girassol tornou-se tão diferente das outras. 
Assim, resolvi nomear essa espécie de “gira-Jesus”. Aliás, esse nome originalmente, foi pensado num encontro de jovens, há muitos anos atrás, uma das jovens que participava do encontro utilizou essa metáfora e eu nunca mais me esqueci. Os “gira-Jesus” são muito parecidos com os girassóis, pois têm a necessidade de estarem voltados para Algo Maior, eles precisam estar voltados para o Sol Divino. Porém, ao contrário do girassol que é sempre amarelo, os “gira-Jesus possuem as mais variadas cores. 
É fascinante quando encontramos um campo florido de “Gira-Jesus”. Essa espécie é capaz de fazer grandes transformações no mundo quando têm consciência de sua missão. 
A mensagem da Páscoa é o centro do evangelho e de toda a espiritualidade cristã. Jesus é o sol que ilumina as nossas vidas. O girassol está sempre voltado para o sol, e é o sol que dá vigor ao girassol. Assim, como nós precisamos estar com o coração voltado para Jesus, para que possamos ser a cada dia regenerados por seu amor. O Beato Tiago Alberione dizia: “o cristão está sempre orientado ao Sol Divino. Como a flor que sempre está orientada para o sol. Eis nossa vocação: ser muitos girassóis”. 
Há uma outra característica do girassol, que é muito significativa. Dizem que, nos dias nublados, um girassol se vira para o outro, e é assim que eles conseguem vencer o desafio de sobreviver aquele dia sem sol. Também isso podemos aprender com o girassol, nos momentos difíceis da vida, podemos nos unir para vencer os obstáculos do caminho. 
Talvez não saibamos, mas podemos ser como um girassol. Então, vamos juntos, cuidar de nosso jardim, que possamos florescer e embelezar o nosso mundo!