Versículos BíblicosEvangelho Dominical
 
 
 
 
 

CATEQUESE PERMANENTE - PRÉ-EVANGELIZAÇÃO 01

03.10.2021 | 1 minutos de leitura
Solange Maria do Carmo
Livros
CATEQUESE PERMANENTE - PRÉ-EVANGELIZAÇÃO 01
Este primeiro volume é um material muito simples com o objetivo de apresentar Jesus Cristo às crianças. A primeira etapa fala da vinda de Jesus ao mundo, mostrando como se deu e os fatos bíblicos que fazem referência ao nascimento de Jesus e sua infância. A segunda etapa mostra por que Jesus veio ao mundo, esclarecendo o sentido da salvação que ele veio trazer e como pretendeu construir o reino de Deus com a ajuda de discípulos. A terceira etapa mostra Jesus como o Filho de Deus que veio ensinar  a amar, já mostrando que a lei maior do amor colocou Jesus em conflito com autoridades do seu tempo. Na quarta etapa, mostramos o desfecho da missão de Cristo, o chamado mistério pascal: como ele foi condenado, sofreu, morreu, ressuscitou e continua vivo junto de nós. 
O livro traz histórias da vida de Jesus seguidas de atividades pedagógicas que, além de tornar o encontro mais animado e interessante, ajudam a fixar o conteúdo e a interiorizar a mensagem. Por isso, acompanha o livro – como todos os outros volumes da coleção – um CD com músicas inéditas, compostas especialmente para esse fim. São cantigas simples e fáceis, com melodias populares e conteúdo apropriado de acordo com os temas. O recurso da música, especialmente nesta fase da catequese, é fundamental no processo evangelizador.
Lembramos ao catequista a necessidade de preparar bem cada encontro: o local onde o encontro será realizado, o convite à turma e o desenvolvimento do mesmo. O catequista precisa estudar com antecedência a história que vai contar, tirando suas dúvidas. Além disso, as atividades sempre sugerem uso de cartazes, painéis, faixas, encenações, brincadeiras a partir de alguma música. Tudo isso precisa ser bem preparado, sempre com antecedência. Lembre-se: um bom catequista nunca deve improvisar. 
Escrevemos os roteiros imaginando que os encontros são conduzidos por dois catequistas. Sempre é bom trabalhar em dupla. Mas, se esse não for o caso, é só o catequista adaptar-se, assumindo todas as funções. 
Esperamos que este material inspire nos catequistas um grande amor por essa missão tão importante. A todos desejamos bom trabalho e muito zelo evangelizador. Que Deus os abençoe!

Pe. Orione Silva
Solange Maria do Carmo

 
Clique aqui e baixe o livro gratuitamente