Evangelho DominicalVersículos Bíblicos
 
 
 
 
 

CATEQUESE PERMANENTE - EVANGELIZAÇÃO FUNDAMENTAL - MÓDULO 1

Ler do Início
15.03.2022 | 2 minutos de leitura
Solange Maria do Carmo
Materiais para download
CATEQUESE PERMANENTE - EVANGELIZAÇÃO FUNDAMENTAL - MÓDULO 1

Estamos iniciando outra fase da catequese permanente. A primeira, chamamos de pré-evangelização. Foram três anos contando histórias da Bíblia, para familiarizar as crianças com o universo da história da salvação.
Essa fase que agora começamos, nós a chamamos de evangelização fundamental. A razão é que vamos trabalhar com os catequizandos os conteúdos que formam o suporte da fé, os fundamentos. Na pré-evangelização, preparamos o terreno. Agora, vamos lançar as bases da construção. Serão quatro anos cuidando das bases, ou seja, dos pontos fundamentais da fé. Não pense que é tempo demais; primeiro, porque a base é a parte mais importante da construção; depois, porque a catequese é permanente.
Esperamos acompanhar as crianças dos 8 aos 11 anos, ajudando-as a fazer sua experiência de Deus, por meio do encontro com Jesus Cristo. Concluída a evangelização fundamental, por volta dos onze anos de idade, recomendamos que as crianças celebrem sua primeira comunhão. Depois de conhecer melhor Jesus Cristo, é hora de se comprometer com ele e seu Reino. A celebração da primeira eucaristia no final da evangelização fundamental parece bem oportuna não só devido à idade da turma, mas principalmente graças ao processo de caminhada que ela fez. Note que o objetivo da catequese permanente não é a primeira comunhão. A celebração desse sacramento será o coroamento de uma etapa de estudos e experiências que os catequizandos construíram, com a preciosa ajuda dos catequistas, fortalecendo os fundamentos de sua fé. Estando a fé bem fundamentada, é hora de comungar, de participar plenamente da vida eucarística da Igreja.


Pe. Orione Silva
Solange Maria do Carmo

Clique na faixa em vermelho abaixo e baixe o livro gratuitamente.

Clique aqui e baixe o livro gratuitamente


Logo abaixo, clique na faixa verde e baixe também as músicas a serem utilizadas nos encontros catequéticos, que podem ser encontradas ao final do livro.

PUBLICIDADE
  •  
  •  
  •  
  •