Evangelho DominicalVersículos Bíblicos
 
 
 
 
 

CATEQUESE PERMANENTE - ADOLESCENTES E JOVENS - MÓDULO 5

Ler do Início
23.04.2022 | 3 minutos de leitura
Solange Maria do Carmo
Materiais para download
CATEQUESE PERMANENTE - ADOLESCENTES E JOVENS - MÓDULO 5
Este é o módulo 5, também intitulado Ser livre e feliz. Nos quatro módulos anteriores demos condições para que os catequizandos fizessem as experiên-cias básicas da fé cristã: saborear o amor infinito de Deus Pai (módulo 1), conhecer Jesus Cristo como salvador (módulo 2), perceber a força transformadora do Espíri-to que nos capacita a ser discípulos (módulo 3) e desenvolver os laços de pertença com a Igreja (módulo 4). Agora é hora de promover outra experiência, também fundamental para a vida cristã: o encontro consigo mesmo.
Muitos poderão protestar, argumentando que a fé cristã corre o risco de ser transformada em psicologia e que as Escrituras podem ser vistas como livro de auto-ajuda. Não é sem razão a advertência. Mas se a boa nova de Jesus é força para viver, não teria a fé cristã que se preocupar com o bem-estar de quem a aco-lhe? Estamos fartos de cristãos cheios de doutrina e vazios de entusiasmo com a fé e com a própria vida. Cristãos tristes, sem entusiasmo, sem vigor, que acolheram a fé cristã por tradição, mas não se beneficiam da força transformadora que ela ofe-rece. O apóstolo Paulo intuiu a importância dessa energia de vida que a fé cristã oferece. Não são poucos os textos onde ele afirma que quem está em Cristo é uma nova criatura, que tudo se fez novo em Cristo. A fé cristã carrega em si uma força, uma potência, uma energia assustadora. E essa energia tem sido transformada na obrigação de cumprimentos de preceitos, sem dar aos cristãos aquilo que lhes é garantido por Jesus por direito: a força pra viver. Nenhum teólogo de bom senso pode negar que os relatos dos Evangelhos mostram a força transformadora do encontro com Jesus. Os evangelistas são unânimes em afirmar que quem fazia seu encontro com Jesus não descobria só um mestre a quem seguir, mas também uma força pra viver. Cada seguidor do Mestre de Nazaré, motivado por sua presença amorosa, reencontrava dentro de si um tesouro perdido: o que havia de melhor em si mesmo, o seu melhor-eu.  
Foi pensando nisto que dedicamos este livro ao tema ser livre e feliz. Os adolescentes – ainda com mais força que todas as outras faixas etárias – bus-cam com afinco a felicidade. Eles se rebelam, se revoltam com a vidinha medíocre que o mundo lhes apresenta como possível. Eles querem experimentar algo mais, desejam mais... Esse desejo – próprio da idade, das mudanças hormonais, das des-cobertas da vida – facilita o debate sobre a liberdade e a felicidade, ainda mais em tempos atuais (que valorizam tanto a felicidade, chegando até a ser condenado por muitos como tempos de narcisismo, hedonismo, presentismo, individualismo etc.). Se, na cristandade, gastávamos nossa energia na transmissão da tradição, tão im-portante para preservação dos valores e, na modernidade, nos consumíamos em prol de um reino futuro, uma terra sem males, hoje nossos jovens gastam todo seu potencial numa busca louca e desenfreada pela felicidade. É, pois, papel da cate-quese ajudá-los nesta busca. A catequese deve ser espaço para falar livremente dos sonhos, das esperanças, das angústias, das revoltas... Ela deve favorecer o encon-tro do catequizando consigo mesmo, para que, na amizade com Jesus, encontre a si mesmo, descubra o que há de melhor dentro de si e tenha forças para enfrentar a vida. 
Não se assuste, então, o catequista quando se deparar com encontros que – pela mediação da fé cristã – vão propor temas como os diversos tempera-mentos, suas características básicas, os sentimentos mais frequentes como raiva, angústia, tristeza... É a vida do adolescente tornada tema de reflexão; é a vida dele em debate. Os conteúdos da fé cristã, tão importantes, não serão esquecidos. Serão mediação para a experiência cristã de Deus, que acontecerá no íntimo do cora-ção de cada um, quando se descobrir livre e feliz, graças a Jesus Cristo que tanto o amou. É como a água: ela pode ser bebida e com isso manterá a vida das pessoas. Mas nem toda água é para ser bebida; é para lavar, banhar, proporcionar prazer, alegrar, simbolizar... Não nos preocupemos tanto nesta etapa – ainda mais que em outras anteriores – em dar conceitos e doutrinas. A água da fé cristã, neste caso, não é para beber. É como a água do mar: ninguém bebe a água do mar; a gente mergulha nela e sai dele renovado, caso contrário, seríamos tragados por sua força bravia e morreríamos afogados. Que cada catequista ajude sua turma a fazer o mergulho dentro de si mesmo, pela mediação da fé cristã que é força para viver!
Lembramos aos catequistas que agora eles dispõem de um recurso a mais em sua formação. O site www.fiquefirme.com.br, que foi criado especialmen-te para este fim: ajudar as pessoas a fazerem sua caminhada com Jesus com mais ânimo e firmeza. O fiquefirme é um site de assessoria teológico-pastoral, com linguagem fácil, teologia confiável e espiritualidade profunda. Lá os catequistas vão encontrar desde artigos acadêmicos até causos, fábulas, testemunhos, poesias, crônicas, orações, vídeos, músicas... Tudo para acompanhar a formação teológica e espiritual dos agentes das pastorais, especialmente os catequistas. Há, inclusive, uma coluna só sobre catequese, com artigos diversos, encontros e músicas. Além disso, o leitor pode deixar seus comentários ou tirar suas dúvidas através do endereço eletrônico que lá se encontra. Tomara que vocês gostem da novidade!

Desejamos a todos os catequistas um ótimo trabalho. E que Deus os abençoe!

Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo

CLIQUE AQUI E BAIXE O LIVRO GRATUITAMENTE.

PARA BAIXAR AS MÚSICAS, QUE SE ENCONTRAM AO FINAL DO LIVRO, PARA SEREM UTILIZADAS NOS ENCONTROS, CLIQUE AQUI.