Versículos BíblicosEvangelho Dominical
 
 
 
 
 

2. O valor do otimismo

Ler do Início
06.10.2013 | 3 minutos de leitura
Fique Firme
Para Meditar
2. O valor do otimismo

Um pai tinha dois filhos: um otimista e um pessimista. O otimista estava sempre de bem com a vida, nada o fazia cair na tristeza ou no desânimo. Diante dos problemas da vida, ele sempre conseguia ver alguma coisa boa, uma luz no meio da escuridão. O outro filho era pessimista demais. Não via nada pelo lado bom. Tudo para ele estava sempre ruim.


Chegando o natal, o pai pensou: “O que comprar para os meus filhos? Nada agrada o pessimista, e o otimista fica feliz com qualquer coisa”. Então o pai pensou: “Já sei. Vou fazer uma coisa. Vou comprar um relógio de ouro, cravejado de brilhantes para o pessimista. Ele há de compreender que eu o amo e que ele é precioso para mim. Vai entender que a vida é preciosa como uma jóia e que a gente pode ser feliz. Vai entender que já é hora de ver a beleza da vida! E para o otimista eu vou dar uma coisa qualquer... Já sei: vou embrulhar cocô de cavalo. Ele há de perceber que a vida não é tão bela quanto ele pensa e que ela tem também problemas. Meu filho vai cair na real”. Assim fez o pai.


Quando o filho pessimista abriu o presente, foi logo dizendo: “Ah, meu pai não me ama. Deu-me um relógio de ouro. Do jeito que o mundo está violento, ladrões vão me roubar. Podem até cortar meu braço por causa do relógio ou me sequestrar, pensando que sou filho de milionário e até me matar. Ah, como a vida é triste!”


O filho otimista, por sua vez, abriu a caixa do presente e foi logo dizendo: “Que maravilha! Justamente o que eu queria”. O pai ficou intrigado e disse: “Mas, meu filho, isso é cocô de cavalo”. O filho disse: “Claro que eu sei, meu pai, que isso é cocô de cavalo. Mas, como sei que o senhor me ama e faz tudo para me ver feliz, eu já entendi. O senhor me deu um cavalo e, não podendo embrulhar o presente, colocou o cocô na caixa para servir de sinal”.


O pai ficou intrigado e pensou: “O que fazer?” Agradar o pessimista ele não conseguiu. Então, pelo menos não queria decepcionar o otimista. Pegou o relógio de ouro, vendeu e comprou um belo cavalo para o otimista.


Por isso, fique firme no bom humor, sem desanimar...







Para meditar anterior:   1. Burro que não se esforça continua pastando 

Próximo para meditar:   3. Ajuda-te que o Céu te ajudará