Evangelho DominicalVersículos Bíblicos
 
 
 
 
 

Pré-Evangelização – Pré 2 – Seguindo Jesus - 1 Encontro

Ler do Início
02.02.2014 | 6 minutos de leitura
FFirme
Veja um encontro
Pré-Evangelização – Pré 2 – Seguindo Jesus - 1 Encontro

Solange
Maria do Carmo



Padre
Geraldo Orione de Assis Silva

Pré 2: Crianças de 5 a
7 anos



1º Encontro:  JESUS E AS CRIANÇAS


* Para aprender as músicas
deste módulo, acesse o link:   
Em construção... *


1. ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL


-   Receber a turma com alegria. Motivar, cantando música animada. 

-   Silenciar a turma. Fazer o Sinal da Cruz. 

-  Repetir juntos: Ó bom Jesus, estamos aqui, mais uma vez, para o nosso encontro. Viemos porque te amamos e queremos viver sempre em sua presença. Venha, Jesus nos abençoar e nos dar a sua paz. Amém! 

-   Cantar música suave, se oportuno.



2. O QUE A BÍBLIA DIZ


Motivação


Nessa etapa, vamos contar histórias sobre os mais belos encontros de Jesus. Em sua passagem pelo mundo, Jesus se encontrou com muitas pessoas, em momentos especiais. E todos que se encontraram com ele saíram muito alegres e animados. Para todos, Jesus tinha uma palavra de incentivo. Na história de hoje, Jesus se encontra com um grupo de crianças.


História: Mc 10,13-16


Certa vez, Jesus estava com os seus discípulos conversando. Então, chegaram algumas pessoas trazendo crianças para que Jesus as abençoasse. Vendo aquela meninada, os discípulos ficaram chateados e começaram a repreender as pessoas que estavam trazendo as crianças.


Eles diziam: “Vejam se isto é hora de trazer criança para Jesus abençoar! Não veem que ele está cansado e nós estamos ocupados, conversando assuntos importantes? Além do mais, criança faz muito barulho e mexe em tudo”.


Jesus ouviu aquela conversa e achou estranho que os discípulos pensassem assim. Então, ele se aproximou e disse: “Deixem as crianças virem a mim. Não as impeçam de se aproximar de mim. Fiquem sabendo que o reino de Deus pertence às crianças e àqueles que têm a simplicidade de uma criança. Só entra no reino de Deus quem tem um coração bom como é o coração das crianças”.


Depois, Jesus se aproximou das crianças, abraçou e abençoou cada uma.


As crianças ficaram muito felizes. Elas gostavam muito de Jesus, porque ele era bom.


Naquele dia, os discípulos compreenderam que as crianças são muito importantes e são amadas por Jesus. Muito amadas mesmo!


Partilha




  • Quem foi ao encontro de Jesus, na história que ouvimos?

  • Como os discípulos de Jesus acolheram as crianças?

  • Como Jesus as acolheu?

  • O que Jesus disse aos discípulos?

  • Como as crianças se sentiram naquele encontro?


Conclusão


Jesus ama e acolhe com carinho todas as crianças. Ele quer que elas se aproximem dele para que ele possa abençoá-las e protegê-las. As crianças, desde pequenas, já precisam da proteção de Jesus. É bonito a gente ver todas essas crianças da história indo ao encontro de Jesus. Por outro lado, os discípulos queriam impedir esse encontro. A gente precisa tomar cuidado com as pessoas ou as circunstâncias que nos impedem de ir ao encontro de Jesus.



3. ATIVIDADE


Sugestão


- Fixar diante da turma um coração em tamanho grande, se possível de cor vermelha. Explicar que ele representa o coração de Jesus que é cheio de amor e acolhe com carinho todas as crianças. Dizer que Jesus quer acolher e abençoar todas as crianças da turma, pois há lugar para todos em seu coração.


-  Distribuir papel e lápis para desenhar, pedindo que cada criança faça um desenho de si mesma, para ser colado no coração de Jesus. Se preferir, o catequista pode entregar bonequinhos recortados em papel, para as crianças colorirem.


-  Quando todos tiverem desenhado ou colorido, escrever o nome no desenho. Depois, fazer a colagem dos desenhos no coração, explicando que esse gesto significa que cada um deseja permanecer no coração de Jesus.


-  Durante a colagem, cantar música apropriada. Sugerimos A gente tem um lugar, chamando cada criança pelo nome, enquanto ela cola seu desenho no coração.


-  Terminada a colagem, comentar o sentido do gesto realizado.


Conclusão


O encontro de Jesus com as crianças nos ensina muitas coisas importantes. A gente aprende que as crianças, desde cedo, já precisam das bênçãos de Deus. A gente percebe também o carinho de Jesus com as crianças. Os discípulos achavam que elas não precisavam procurar Jesus, que ele devia cuidar só de gente grande. Mas Jesus os corrigiu. Ele veio para cuidar de todos, ainda mais das crianças, por quem ele tem carinho todo especial.



4. ORAÇÃO FINAL E ENCERRAMENTO


- Convidar a turma para rezar, agradecendo o amor de Jesus.


- Erguer as mãos e dizer: Ó bom Jesus, nós somos crianças e gostamos do Senhor. Nós te agradecemos, porque o Senhor nos ama e nos acolhe com carinho. Queremos sempre viver unidos ao Senhor. Queremos sempre ir ao seu encontro. Amém!


- Encerrar, cantando música animada.



Dicas importantes


- Que tal aproveitar esse encontro para explicar às crianças por que se deve comemorar o dia do nosso batismo? Logo que nós nascemos, nossos pais nos levaram à Igreja, para que, pelo batismo, nós nos tornássemos amigos de Jesus – amigos do peito, do coração. Nossos pais fizeram como aquelas pessoas da história que levaram suas crianças a Jesus. Por isso, devemos guardar o dia do batismo e festejá-lo como o dia do nosso primeiro encontro com Jesus. A atitude dos nossos pais, ao nos levarem para o batismo, mostra que eles queriam o melhor para nós, desde que viemos ao mundo. E o melhor era a bênção e a presença de Jesus em nossa vida, pois nada pode ser mais importante que se tornar amigo de Jesus. Lembramos, então, a importância de cada criança saber a data de seu batismo e de se comemorar essa data, se possível, com toda a família (Cf. RICA, 2-6).


-  Lembramos que, se houver crianças não batizadas, elas não devem ser excluídas por isso, mas preparadas para o batismo. É preciso tomar cuidado para que a valorização do batismo não acabe deixando constrangidas essas crianças que não foram consagradas a Deus desce cedo.


- E você, catequista, sabe o dia de seu batismo? Comemora esta data como o dia em que você se incorporou a Cristo e à Igreja? A evangelização sempre começa com o testemunho. Nada melhor para convencer as crianças sobre a importância do batismo que você mesmo dar esse testemunho.