Evangelho DominicalVersículos Bíblicos
 
 
 
 
 

269. “Mas, quando deres uma ceia, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. Serás feliz porque eles não têm com que te retribuir” (Lc 14,13-14).

Ler do Início
03.10.2019 | 2 minutos de leitura
Fique Firme
Versículos Bíblicos
269.  “Mas, quando deres uma ceia, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. Serás feliz porque eles não têm com que te retribuir” (Lc 14,13-14).

Com certeza, se pudéssemos, gostaríamos de retribuir tudo. Em troca dos presentes e dons, ofereceríamos outros ainda maiores. E em troca das ofensas, pagaríamos o prejuízo, com dinheiro ou obrigações. Porque, no fundo, é incômoda a sensação de que outro nos oferece, nos ultrapassa na bondade. É como se uma dívida silenciosa fosse gerada cada vez que isso acontece. Ou melhor: é como se a gratidão ofendesse nossa pretensão e nosso ego... É triste, mas é verdade: muitas vezes, somos orgulhosos demais ou interesseiros demais para adentrar a lógica do Reino – e o orgulho e o interesse são, no fundo, estreitezas do olhar. Olhar com profundidade e largueza leva a reconhecer que o evangelho tem razão: somos felizes não quando outro devolve nossa bondade na mesma medida, mas quando ele sequer é capaz de reconhecer o bem que foi feito. Nessa hora, mais do que em qualquer outra, o gesto feito tem sua maior importância. Perdoar quando o outro não merece, acreditar quando faltam garantias, insistir quando não há perspectivas, resistir quando a batalha já parece perdida... são todas desmedidas que ultrapassam a lógica da retribuição e que convidam à gratuidade do Reino.







Versículo anterior:    268

Próximo versículo:    270